sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Resenha: O Mundo Perdido, Michael Crichton (The Lost World) "

"Caos em pleno funcionamento" Ian Malcolm - O Mundo Perdido



Essa frase resume bem os acontecimentos do livro. O Mundo Perdido do mestre Michael Crichton é a continuação do best seller “Parque dos Dinossauros" e ambos deram origem aos filmes de Spielberg. Mas ao contrário do primeiro livro, "O Mundo Perdido" se passa em uma nova ilha onde Hammond possivelmente iria ampliar seu parque, a história dessa vez é mais voltado para o campo da biologia de campo, fala da evolução com a teoria da Rainha Vermelha, Richard Owen, Charles Darwin, Georges Cuvier, genética de populações, ecologia, zoologia.

Esses foram os motivos de ser o meu livro preferido, achei melhor que Jurassic Park É voltado principalmente para amantes das pesquisas de campos (exatamente como eu), presenciamos o comportamento e até a fisiologia dos dinossauros. É uma verdadeira aula de diversidade de "espécies extintas" em meio a ataques de dinossauros.

Li o livro em exatos 4 dias, praticamente sem parar (458 paginas). Porque esse é o ritmo do livro, apesar de ter um altíssimo nível de conhecimento, é um livro que uma criança de dez anos pode ler tranquilamente, principalmente para iniciar no mundo da literatura de ficção cientifica. Outro ponto que vale ressaltar, esse segundo livro é totalmente diferente do filme. O roteiro do livro é mais rico em conhecimento, e não comete as gafes e erros do filme em relação aos dinossauros. Por exemplo, o autor corrige uma erro que cometeu no primeiro livro no qual os tiranossauros só podiam ver coisas em movimento. Mas é completamente impossível  que um predador tenha esse tipo de sistema visual.

Porque a defesa mais comum da presa é ficar imóvel.. O predador tem de ser capaz de ver a sua presa. E é claro que os tiranossauros viam. A unica coisa que para um T-rex é se não estiver com fome, acontece com a sucuri e a maioria dos predadores. Se acabou de comer outro animal, qualquer coisa maior do que uma cabra satisfaz a fome do Tiranossauro durante horas, sendo assim ele enxerga muito bem obrigado, animais móveis ou imóveis viravam comida dele.

Enfim, livro recomendadíssimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário