sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Resenha: Parque dos Dinossauros, de Michael Crichton





"O Parque dos Dinossauros", uma excelente obra que há 16 anos influenciou de vez minha infância. Tudo começou pelo filme de Steven Spielberg, eu tinha 7 anos e vi na programação da TV que ia passar, esperei a noite toda para assistir, e é claro aquilo me encantou (principalmente o raptores) a partir dali começou minha paixão por dinossauros.

Anos mais tarde conheci o livro que originou tudo... a história de “Jurassic Park” pode até parecer absurda, clonar dinossauros através de seu DNA conversado em âmbar há milhares de anos em um inseto. Mas a medida que você vai lendo e mergulhando na história, vê que é algo bastante plausível e terrível, a ciência não tem limites! Michael Cricthon era um critico bem chato da ciência, enxergava mais pontos em negativos do que positivos nas suas criticas.

 Os personagens são inesquecíveis; John Hammond o velho e chato milionário dono do parque a da IGEN (empresa de engenharia genética), Dennis Nedry responsável pelo os caos no parque, os paleontólogos Dr. Alan Grant e Dr. Ellie Sattler, e o matemático Ian Malcom (melhor personagem), para ele a vida encontra  um caminho para tudo e traz consigo a teoria do caos. Onde um simples erro pode levar os sistemas ao caos, e Malcolm acerta. Um parque jurássico com dinossauros clonado de verdade só podia dar errado.

O livro é bem mais completo e possui mas personagens, mais dinossauros e cenas que mereciam estar no filme mas infelizmente não apareceram. E acreditem, o velociraptor tem uma papel maior que o T-rex nos livros. O leitor é capaz de entender todo o comportamento biológico do velociraptor.

Li e reli várias vezes os livros, nota dez para um dos melhores livros do gênero de ficção cientifica. Eu imagino quem foi fã de Jurassic Park lendo os livros e depois viu tudo no cinema, a emoção....e magia naquele momento, deve ter sido algo inesquecível.



Nenhum comentário:

Postar um comentário