sábado, 2 de agosto de 2014

Resenha: O Último Trem de Hiroshima de Charles Pellegrino

Leitura essencial

"Se vocês estivessem aqui naquele dia e naquela hora, teriam visto o inferno que se abriu na terra diante de seus olhos. Se pudessem ter dado uma olhada, vocês nunca, nunca alimentariam essa ideia louca de outra guerra. Se houver outra guerra, bombas atômicas podem explodir em todos os lugares, e não vai mais haver lindas canções sobre a Terra distante, sobre outros planetas. Não haverá poemas, nem pinturas, nem música, nem literatura, nem pesquisas. Somente morte".  Takashi Nagai 




Embedded image permalink
 "The "shadow" of a Hiroshima victim, permanently etched into stone steps, after the 1945 atomic bomb"

Uma leitura extremamente emocionante, e ao mesmo tempo essencial. A sabedoria e os ensinamento de Tsutomu Yamaguchi  (um sobrevivente duplo da tragédia), escapou da primeira bomba em Hiroshima, lá permaneceu um tempo em um abrigo pois sofreu algumas queimaduras. Voltou para sua cidade natal Nagasaki, justamente onde caiu a segunda bomba, mais um vez Yamagushi conseguiu escapar. Hoje ele dá palestras em todo o mundo falando de sua filosofia de vida e dos males que a guerra trás para a humanidade.


 
  Tsutomu Yamaguchi


A histórias contadas no livro são fundamentais para nossa compreensão do que foi a tragédia de Hiroshima e Nagasaki . Em boa parte do livro, Charles Pellegrino coloca o leitor dentro do inferno e o caos que foi o momento das bombas, através de documentos oficias e dos depoimentos relatados pelos sobreviventes do ataque. Relatos que são bastante fortes, o difícil  sofrimento que os japoneses passam até hoje, muitos morreram com câncer décadas depois do ataque. Muitos escaparam das bombas, devido os abrigos anti-bomba e muitos não tiveram a mesma sorte, os corpos praticamente sumiram em um segundo ou viraram cinzas que rapidamente foram levadas pelo vento. Sem falar dos monstros jacarés (vitimas que tiveram boa parte do seu corpo coberto por queimaduras).

O livro é recomendado, apesar de em vários momentos eu tive que parar a leitura para me recuperar do que tinha lido, até pensei em abandonar, mas logo vi que era essencial saber o que ocorreu, principalmente saber dos ensinamentos que alguns sobreviventes passam, alias a filosofia de vida dos japoneses é algo fascinante. Espero que James Cameron volte com sua ideia faça mesmo o filme.


Nenhum comentário:

Postar um comentário