domingo, 28 de dezembro de 2014

Resenha: O coração das trevas, de Joseph Conrad


"Viver corretamente, morrer, morrer(....)Que horror! Que horror!"


Recentemente finalizei a leitura de um livro que vem  das trevas, mas precisamente das trevas no coração da Africa. Publicado em 1902, 'Coração das trevas' é um dos clássicos da literatura do século XX com referencia a cultura africana. E foi também referencia para para o filme Apocalypse Now de Francis Ford Coppola, a diferença que no filme a história se passa na guerra do Vietnã. Kurtz é um coronel insano.

Sinopse do livro: ") leitor acompanha a viagem do protagonista Marlowe pelo coração sombrio da selva africana.A missão de Marlowe é trazer de volta Kurtz, um mercador de marfim cujos métodos passam a desagradar a companhia mercante que o contratou. Dividido entre o fascínio e a repulsa por Kurtz, Marlowe aos poucos vai descobrindo a natureza desses métodos."




domingo, 2 de novembro de 2014

Sobre Carl Sagan nas escolas



Não faz muito tempo que tive a oportunidade de ler o melhor livro de divulgação científica dos últimos tempos "O Mundo Assombrados Pelos Demônios". Não vou falar sobre o livro aqui, até porque é difícil. É uma leitura excelente sem pontos negativos, eu ia me perder nas palavras até se fosse fazer uma pequena resenha sobre ele.



Enfim, como fiel discípulo de Sagan resolvi levar o rico conhecimento que adquiri em "O Mundo Assombrados Pelos Demonios" para a pratica,  já fiz isso no outro blog que tenho, mas dessa vez resolvi ir "in loco" nas escolas. Resolvi aplicar os conhecimentos de Sagan em escola publicas, levando o documentário "Cosmos"  e trechos dos livros que tive o prazer de tirar xerox e aplicar na leitura dos alunos. Não cheguei a mencionar o nome do titulo do livro ("O Mundo Assombrados Pelos Demonios"), até porque não queria arrumar confusão.

Me senti realizado ao ver a cara das crianças aprendendo ciência de verdade, mesmo sendo apenas por poucas aulas. Passando desde o episódio em que Sagan fala da evolução e seleção natural até criar um sistema planetário feito com material de isopor e tintas,  no final escutar de uma aluna "ei, eu queria morar em Marte. Fala p\ ninguém não viu."  eu sei que plantei uma semente ali.


"Nos humanos, aparecemos no calendário cósmico há tão pouco tempo que nossa história registrada ocupa apenas os últimos segundos do último minuto de 31 de dezembro.
No vasto oceano temporal que este calendário representa, todas as nossas memórias estão
confinadas neste pequeno quadrado. Todas as pessoas de quem já ouvimos falar viveram em algum lugar aqui. Todos os reis e batalhas, migrações e invenções, guerras e paixões, tudo o que se encontra nos livros de História aconteceu aqui, nos últimos 10 segundos do calendário cósmico.
Aqui na Terra acabamos de despertar para o enorme oceano cósmico de tempo e espaço
do qual surgimos. Podemos escolher. Podemos tornar a vida melhor e conhecer o Universo que os criou, ou podemos desperdiçar nossa herança de 15 bilhões de anos em uma autodestruição
despropositada.
O que acontecerá no primeiro segundo do próximo ano cósmico depende do que fizermos aqui e agora com nossa inteligência e nosso conhecimento do cosmos."

Carl Sagan: Pálido ponto azul

sábado, 11 de outubro de 2014

Top 10 Intro de Filmes (na minha humilde opnião)

Fiz uma pequena e simples listagem com as melhores intro de filmes, simples e curta... confere ae:
------

1- 2001 A Space Odyssey 

  Logo de cara aquela abertura que parece um documentário da vida selvagem, "o que está acontecendo aqui, mas digna do primeiro lugar.

2 - Watchmen

Ahh Watchmen, fui ver no cinema na época ainda não tinha conhecido os quadrinhos, sendo assim eu estava totalmente por fora de quem era os personagens. E o diretor do filme já me surpreendeu de vez com a abertura fantástica. Cheia de elementos como a musica de Bob Dylan (The Times They Are A-Changin'), os efeitos em slow-motion, uma fucking intro de 5 minutos com cenas que jamais vão sair da minha cabeça. Ah, ainda tem as referencias a Batman, e David Bowie por exemplo.



Watchmen - Minutemen intro from ZeTomes on Vimeo.




3 - The Good, The Bad and The Ugly:

só essa musica clássica seguida por imagens daquela época já vale a terceira posição.



4 - The Lion King

A musica sempre é marcante, no caso de Rei Leão a música Circle of Life juntamente com o show de imagens feita pela Disney, sem duvida a melhor intro de uma animação.

5 - A Clockwork Orange 

Aquela mesma sensação de 2001 - Uma Odisseia no Espaço "o que está acontecendo aqui" que só depois do filme, você realmente compreende.



6 - Jaws  

O que dizer dessa intro, que mal começa o filme e já somos apresentados ao tubarão-branco mais famoso de Hollywood fazendo sua primeira vitima.





7- Drive

Uma abertura que não canso de ver é de Drive.  O clima da cidade a noite, musica Nightcall composta por Kavinsky com Ryan Gosling dirigindo like a boss. Vontade de fazer o mesmo que ele, pegar o carro e sair dirigindo pela noite... sem rumo, imerso nos pensamentos e memorias da vida.

 

8 -  Taxi Driver

Mesma justifica de Drive vale para esse filme, clima da cidade a noite nos olhares de Robert De Niro.

 9 -  Goodfella's

Um dos melhores filmes de gangster, e a intro já mostra o porque.

http://youtu.be/s8pQJOeTkFs 

10 - Reservoir Dogs

Sabe aquele sensação boa de que quando você está saindo do bar depois de um excelente papo entre amigos. Vemos ela na intro do filme

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Livros de Murakami pelo mundo:

Resolvi postar aqui algumas versões dos livros de Haruki Murakami por todo o mundo, não é porque sou brasileiro... mas as edições brasileiras feitas pela editora Alfaguara são as mais bonitas:

Alemanha:
  
Kafka a Beira-mar                                
                                                                  Minha Querida Sputinik


Caçando Carneiros                                 Dance, Dance, Dance

 Kafka a Beira-mar                               Minha Querida Sputinik
 Dance, Dance, Dance




Brasil:
  Minha Querida Sputinik




Kafka a Beira-mar

Kafka à Beira-Mar     

Estados Unidos:
 Kafka a Beira-mar


             Minha Querida Sputinik                        Dance, Dance, Dance


Caçando Carneiros


França:
Kafka a Beira-mar                                  Minha Querida Sputinik


Dance, Dance, Dance



Caçando Carneiros 

Minha Querida Sputinik



Japão:

Kafka a Beira-mar


  Minha Querida Sputinik

Dance, dance, dance


Inglaterra:

Kafka a Beira-mar


  Minha Querida Sputinik




Caçando Carneiros

sábado, 13 de setembro de 2014

Rant, livro de Chuck Palahniuk vai virar adaptação para o cinema

Estava desperdiçando meu tempo no Twitter, quando de repente vejo isso:




Sim meus amigos, vamos ver mais um livro de Chuck Palahniuk adaptado para o cinema. Dessa vez é Rant, infelizmente o livro ainda não foi traduzido aqui no Brasil, creio que com a adaptação uma possível tradução venha. Vamos aguardar

A parceria de Palahniuk vai ser com o ator James Franco, não se sabe ainda se ele vai atuar como ator ou diretor no filme. A noticia que ele é que está por trás de toda a ideia não agradou alguns fãs de Palahniuk, que criticaram falando que James não era o cara certo se for para fazer o personagem principal de Rant. Como não li o livro não faço a mínima ideia, só espero que o filme seja fiel a obra.







Para mais informações:
http://badassdigest.com/2014/09/11/james-franco-options-chuck-palahniuks-rant