domingo, 2 de novembro de 2014

Sobre Carl Sagan nas escolas



Não faz muito tempo que tive a oportunidade de ler o melhor livro de divulgação científica dos últimos tempos "O Mundo Assombrados Pelos Demônios". Não vou falar sobre o livro aqui, até porque é difícil. É uma leitura excelente sem pontos negativos, eu ia me perder nas palavras até se fosse fazer uma pequena resenha sobre ele.



Enfim, como fiel discípulo de Sagan resolvi levar o rico conhecimento que adquiri em "O Mundo Assombrados Pelos Demonios" para a pratica,  já fiz isso no outro blog que tenho, mas dessa vez resolvi ir "in loco" nas escolas. Resolvi aplicar os conhecimentos de Sagan em escola publicas, levando o documentário "Cosmos"  e trechos dos livros que tive o prazer de tirar xerox e aplicar na leitura dos alunos. Não cheguei a mencionar o nome do titulo do livro ("O Mundo Assombrados Pelos Demonios"), até porque não queria arrumar confusão.

Me senti realizado ao ver a cara das crianças aprendendo ciência de verdade, mesmo sendo apenas por poucas aulas. Passando desde o episódio em que Sagan fala da evolução e seleção natural até criar um sistema planetário feito com material de isopor e tintas,  no final escutar de uma aluna "ei, eu queria morar em Marte. Fala p\ ninguém não viu."  eu sei que plantei uma semente ali.


"Nos humanos, aparecemos no calendário cósmico há tão pouco tempo que nossa história registrada ocupa apenas os últimos segundos do último minuto de 31 de dezembro.
No vasto oceano temporal que este calendário representa, todas as nossas memórias estão
confinadas neste pequeno quadrado. Todas as pessoas de quem já ouvimos falar viveram em algum lugar aqui. Todos os reis e batalhas, migrações e invenções, guerras e paixões, tudo o que se encontra nos livros de História aconteceu aqui, nos últimos 10 segundos do calendário cósmico.
Aqui na Terra acabamos de despertar para o enorme oceano cósmico de tempo e espaço
do qual surgimos. Podemos escolher. Podemos tornar a vida melhor e conhecer o Universo que os criou, ou podemos desperdiçar nossa herança de 15 bilhões de anos em uma autodestruição
despropositada.
O que acontecerá no primeiro segundo do próximo ano cósmico depende do que fizermos aqui e agora com nossa inteligência e nosso conhecimento do cosmos."

Carl Sagan: Pálido ponto azul